O Instituto Nacional de Áreas Úmidas-INAU está dando uma grande colaboração para o projeto de Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Estado de Mato Grosso- ZSEE, fazendo parte do Grupo de Trabalho. Participou de reunião com representantes do Governo e do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), oportunidade em que se discutiu a atual contextualização do projeto, e a reavaliação de diretrizes, que envolve criar instrumentos para organizar o território no qual ocorrerá a implantação.

A participação do INAU é considerada de grande valia para os estudos em âmbitos físico, biótico e socioeconômico, que culminarão nas diretrizes de fomento, adequação, redirecionamento, normatização, intervenções e ordenamento territorial, subsidiando o ZSEE quanto a identificação das Áreas Úmidas. Um compromisso para as futuras gerações.

É preciso estabelecer parâmetros técnicos para a ocupação dos territórios que farão parte do ZSEE, e o INAU com seu corpo científico, profundo conhecedor ambiental, certamente dará base, que  é fundamental para auxiliar inventários de serviços ambientais, incluindo aspectos que possam alavancar os estudos voltados ao  desenvolvimento sustentável integrado com as necessidades humanas e os  interesses das preservação.

Por se tratar de um instrumento válido e bastante consistente, baseado de forma seguras em ações de sustentabilidade, o ZSEE/MT, vem sendo  trabalhado neste sentido como um instrumento que busca consolidar normas de ocupação territorial que sejam ambiental, econômica e socialmente adequadas e justas, observando-se os acordos estabelecidos nos âmbitos internacionais e das políticas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Para mais informações clique aqui.