Domingo, 29 Abril 2018 20:00

O CPP promoveu o I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas

Escrito por 

A realização do I CONBRAU buscou homenagear os 10 anos do CPP

O I CONBRAU com o tema “Água, Alimento, Energia, no presente e no futuro” teve início no dia 7 de agosto de 2012, com uma pré-programação de workshops sobre as hidrelétricas e a Lei do Pantanal (projeto de Lei 750/2011). Durante os dias 08, 09 e 10 de agosto foram realizadas 42 palestras, com destaque para os três ciclos de debate abertos ao público que encerraram cada dia de discussão. O evento contou com cerca de 500 participantes incluindo pesquisadores de destaque nacional e internacional, acadêmicos de diferentes estados da federação, representantes governamentais, empresários e diversos setores da sociedade.

“Os nossos resultados foram extremamente positivos. Apesar da greve nas instituições federais, onde se concentra a maior parte das pesquisas do país, o público compareceu e participou ativamente durante toda a programação”, comemora o coordenador geral do evento, Paulo Teixeira de Sousa Junior. Ele destaca ainda que a meta de inscrições estabelecida de 500 pessoas foi alcançada e que o Congresso teve uma ótima repercussão. “Tendo em vista que foi o primeiro evento desse âmbito onde a região não tinha a cultura de discussões sobre o tema, não poderia ter sido mais positivo. Tenho certeza que isso se repetira por muitas e muitas vezes”, concluiu o coordenador.

O presidente da Comissão Organizadora, Pierre Girardi também comemorou o sucesso do evento e informou que todo o material do Congresso será disponibilizado pelo site www.pantanalmais10.org.br. “Colocamos ao acesso público uma discussão científica e isso foi uma inovação!”, disse Pierre.

Reinaldo Lourival, Coordenador Geral de Ecossistemas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, elogiou a realização do I CONBRAU. “A participação e integração de acadêmicos e cientistas foi muito importante, além da diversidade de tópicos bastante interessantes e o envolvimento de pessoas de outras regiões compartilhando experiências sobre as áreas úmidas”. Ele disse ainda que a apresentação dos pôsteres teve qualidade e um bom padrão de apresentação. “O I CONBRAU foi um sucesso e certamente os próximos serão ainda mais”, destacou.

Paralelamente às palestras foi realizada uma feira com o objetivo de criar um ambiente interativo entre as empresas das diversas áreas e as Instituições de pesquisa com foco no estudo das AUs.

As sessões de pôsteres reuniram 205 publicações que foram agrupadas em diferentes temáticas relacionadas com as Áreas Úmidas, onde foram expostos importantes resultados de pesquisas

Ler 2107 vezes

Restrito

Facebook

Contato

Centro de Pesquisa do Pantanal

Rua Vinte, N.º 280, Bairro Boa Esperança

Cuiabá - MT

Telefones: + 55 (65)3627-1887

Email: gestao.cpp@gmail.com

Sobre nós

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.