Terça, 24 Novembro 2020 16:34

Pesquisador do INAU entre os melhores do mundo: boa notícia para o Pantanal

Escrito por 

A conceituada revista científica PLOS BIOLOGY divulgou em artigo publicado em 16/10/2020 a lista dos cem mil cientistas mais influentes no mundo, em todas as áreas do saber. Foram consideradas as publicações e os seus impactos (medidos por diversos índices) ao longo de toda a carreira dos cientistas utilizando-se a base de dados Scopus®,em um universo que contém mais de setenta milhões de registros.

Dentre os primeiros cem mil cientistas selecionados, duzentos e cinquenta atuam em instituições brasileiras. O líder científico do INCT-Áreas Úmidas (INAU), Prof. Dr W. J. Junk, está no primeiro tercil da lista dos cem mil, ou seja, entre os 30% mais influentes no mundo, segundo a avaliação. Se considerarmos somente os duzentos e cinquenta cientistas atuando em instituições brasileiras que constam da lista, o Prof. Junk ocupa a 41ª posição, estando entre os 16% mais influentes.

Essa é uma ótima notícia para a UFMT - instituição sede do INCT-Áreas Úmidas (INAU) - que no dia 10 de dezembro p.f. estará comemorando o seu jubileu de ouro e que há muito vem se dedicando a estudos sobre a conservação e o uso sustentável de áreas úmidas (AUs), com destaque ao Pantanal. Dentre as relevantes contribuições recentes do Prof. Junk e colaboradores, no âmbito do INAU/UFMT, destacamos o “Sistema de Classificação e Delineamento das Áreas Úmidas e de seusMacrohabitats” (http://cppantanal.org.br//2018/images/publicacoes/E-book-Classificacao-e-Delineamento-das-AUs-min.pdf - acesso em 19/11/2020), importante ferramenta para a subsidiar a gestão de AUs, que foi recomendada pelo Conselho Nacional de Zonas Úmidas do Ministério do Meio Ambiente (Portaria n.º 445/2018), tendo sido adotado, com modificações, também na Colômbia.

O trabalho para a recuperação da tragédia ambiental ocorrida neste ano no Pantanal será longo, mas é bom sabermos que temos entre nós cientistas de alto gabarito que em muito poderão auxiliar.

Prof. Dr Paulo Teixeira de Sousa Jr
Coordenador INCT-Áreas Úmidas (INAU)
Coordenador Centro de Pesquisas do Pantanal

Ler 2195 vezes Publicado em Terça, 24 Novembro 2020 16:54

Restrito

Facebook

Contato

Centro de Pesquisa do Pantanal

Rua Vinte, N.º 280, Bairro Boa Esperança

Cuiabá - MT

Telefones: + 55 (65)3627-1887

Email: gestao.cpp@gmail.com

Sobre nós

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.