Sábado, 28 Abril 2018 20:00

Sobre nós

Escrito por 

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.

Dentro desta perspectiva, o CPP busca contribuir para o bem estar da população pantaneira, tendo em vista a sustentabilidade da região, reconhecendo a dimensão internacional do Pantanal, um bioma compartilhado pela Bolívia, o Brasil e o Paraguai e que também desempenha uma função de regulador hidrológico para todo o sistema fluvial Paraguai-Paraná.

Assim, o CPP atua em nível internacional nos países da bacia do Prata através do Programa Regional Ambiental do Pantanal (PREP), em parceria com a Universidade das Nações Unidas. Buscando atuar em sintonia com os interesses da comunidade, o CPP tem na participação comunitária um elemento chave na sua postura perante a sociedade, objetivando sempre o alcance da eficiência, eficácia, efetividade e economicidade e dando transparência às suas ações.

Tendo em mente a máxima “pense globalmente e aja localmente”, o CPP procura atuar de maneira a que qualquer região úmida do planeta possa tirar proveito dos conhecimentos aqui adquiridos, fomentando a solidariedade e promovendo princípios éticos e humanitários.

CPPantanal
 

Além das suas atividades no seio da Rede Mundial de Centros e Programas de Pesquisas da Universidade das Nações Unidas, através do UNU-PREP, o CPP, em parceria com o

Ministério da Ciência e tecnologia, desenvolve um grande programa de pesquisa sobre a pecuária, a pesca e as atividades econômicas alternativas no Pantanal.

Este Programa efetua pesquisas e capacita profissionais de diversas áreas – ecologia, economia, engenharia, direito, administração, etc – visando contribuir para a elaboração e a execução de políticas públicas que promovam a cidadania e o bem estar das populações da região.

A atuação é através de rede de cooperação horizontal e não competitiva, de forma a aproveitar as vantagens das instituições integrantes de sua rede, garantindo ao CPP o máximo proveito de seus recursos, evitando redundâncias e promovendo o trabalho cooperativo.

Missão:

Contribuir com a Sustentabilidade ambiental, social e econômica de Áreas Úmidas (AUs), integrando competências.

Vocação:

Contribuir e compartilhar conhecimentos para a conservação das ÁUs do Planeta.

Visão:

Ser reconhecido internacionalmente como um fórum para troca de experiências e para formação de recursos humanos visando a proteção, a preservação e o uso sustentável de AUs, incluindo questões relativas à conservação e ao manejo da Biodiversidade, gestão de recursos hídricos e sistemas de interação planalto-planice, dentre outras.

Valores:

  • Estrutura de Rede: O Governo Federal é o maior financiador do CPP, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mas há também parcerias com as Fundações de amparo à pesquisa de MS e MT – FUNDECT e FAPEMAT – e com instituições governamentais e não governamentais.

  • Sustentabilidade de Áreas Úmidas: Com foco prioritário na sustentabilidade da região, reconhecendo a dimensão internacional do Pantanal, o CPP atua em escala internacional desde a sua origem. Organizado em rede, o CPP distribui suas ações entre diferentes instituições dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na rede do CPP, articulam-se pesquisadores e estudantes da UFMT, UNEMAT, UFMS, UEMS, Anhanguera-Uniderp, UCDB e Embrapa Pantanal, além de instituições de outros países.

  • Foco na comunidade: Ao atuar em sintonia com interesses da comunidade, o CPP tem na participação comunitária um elemento chave de seu caráter, com objetivo de alcançar eficiência, efetividade e economicidade, com absoluta transparência em suas ações.

  • Transparência de conhecimento: Tendo em mente a máxima “pense globalmente e aja localmente”, o CPP procura atuar de maneira a que qualquer região úmida do planeta possa tirar proveito dos conhecimentos aqui adquiridos, fomentando a solidariedade e promovendo princípios éticos e humanitários.

Ler 6177 vezes Publicado em Segunda, 30 Abril 2018 18:06
Mais nesta categoria: « Documentos Relatórios »

Restrito

Facebook

Contato

Centro de Pesquisa do Pantanal

Rua Vinte, N.º 280, Bairro Boa Esperança

Cuiabá - MT

Telefones: + 55 (65)3627-1887

Email: gestao.cpp@gmail.com

Sobre nós

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.